Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Anorexia Alcoólica: Devastas Doenças Que Se Tornam Uma.

anorexia alcoolicaA drunkorexia ou anorexia alcoólica é uma doença desconhecida por grande parte dos brasileiros, mas que hoje está sendo mostrada pelo diretor da novela Viver a Vida na Rede Globo, através da personagem Renata, interpretada pela atriz Bárbara Paz.

A anorexia alcoólica ainda não está enquadrada nos manuais dos transtornos psicológicos, mas o termo foi mencionado pela primeira vez pelos Estados Unidos para designar a junção de duas graves patologias, a anorexia e o alcoolismo. A anorexia alcoólica vem ser a substituição da comida pelo álcool. Restringindo a absorção das colorias necessárias que o corpo precisa, com o intuito de obter ou manter o “corpo ideal”.

alcoolEsse distúrbio afeta principalmente mulheres de 20 a 40 anos. Pessoas que sofrem com anorexia alcoólica possuem medo mórbido de engordar, realizam dietas super loucas, porém ingerem enorme quantidade de álcool todos os dias. Sabe-se que mulheres que sofrem de transtornos alimentares acabam bebendo mais quando descobrem que o álcool reduz o apetite. Já que quem bebe mais, costuma se alimentar menos, porque não sente necessidade para isso. Mas o principal motivo pelas quais a pessoa faz a troca de absorção da alimentação pelo álcool é para poupar as colorias da comida em decorrência do álcool, visando à manutenção do corpo magro. Onde a frase “vamos beber, porque comer engorda”, soa muito bem a pessoa com anorexia alcoólica.

Estudos psiquiátricos mostram que o alcoolismo, principalmente o causado em mulheres, pode estar ligado a problemas psicológicos como depressão, ansiedade, anorexia, bulimia, dentre outros. Essa hipótese acaba se mostrando correta quando se leva em conta que álcool age como um anestésico as emoções negativas, reduzindo o stress, afim de “esquecer” certos fatos.

anorexia alcoolicaAs conseqüências dos transtornos alimentares são gravíssimas. A anorexia por si só acarreta desnutrição, podendo transformar uma linda mulher em um cadáver ambulante. Já o alcoolismo, tira a vitalidade das pessoas, pois o álcool impede a absorção de muitas vitaminas ao corpo humano, como por exemplo, a vitamina B. Dessa forma, a união dessas duas doenças acabam sendo devastadoras ao ser humano.

A anorexia alcoólica, assim como qualquer outro transtorno alimentar tem cura. O tratamento é multidisciplinar. Com nutricionistas, psicólogos, psiquiátricas, endocrinologistas e até mesmo grupos de auto-ajuda que acabam sendo de grande valia na recuperação de uma pessoa que sofre com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário